A importância de uma rotina estruturada para crianças com TDAH

Categoria: Comportamento infantil TDAH
Atualizado há mais de uma semana.

Descubra como uma rotina estruturada pode ajudar crianças com TDAH a economizar energia mental e melhorar o foco.

A rotina é uma poderosa aliada para qualquer criança, mas para aquelas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), ela se torna uma peça fundamental para ajudar a organizar o dia a dia, reduzir a ansiedade e melhorar o desempenho nas tarefas diárias. O cérebro de uma criança com TDAH funciona de maneira diferente, com desafios em manter o foco, gerenciar o tempo e realizar atividades de forma eficiente. Isso significa que o simples ato de organizar e seguir uma rotina pode ser um grande diferencial no desenvolvimento da criança.

Por que a rotina é tão importante para crianças com TDAH?

Crianças com TDAH costumam ter dificuldade em regular suas funções executivas, que incluem habilidades como planejamento, organização, controle de impulsos e gerenciamento do tempo. Essas funções executivas dependem de uma parte específica do cérebro, o córtex pré-frontal, que nas crianças com TDAH apresenta diferenças em relação ao desenvolvimento de crianças neurotípicas.
Ter uma rotina estruturada ajuda a dar previsibilidade ao dia a dia, oferecendo segurança para a criança e evitando a sobrecarga de estímulos. Quando as tarefas do dia estão claramente definidas, o cérebro não precisa gastar tanta energia tentando lembrar o que fazer a seguir ou como organizar suas atividades.

O “combustível” do cérebro: energia limitada

Uma metáfora que ajuda a entender a importância de uma rotina estruturada é pensar no cérebro como um carro com combustível limitado. O cérebro de uma criança com TDAH consome mais “combustível” para fazer atividades simples do dia a dia, como se concentrar em uma tarefa, lembrar das próximas ações ou seguir instruções.
Cada vez que o cérebro precisa decidir o que fazer ou quando fazer algo, ele gasta energia. Isso pode levar a um estado de fadiga mental mais rápido e comprometer o desempenho em atividades que exigem foco, como os estudos ou até mesmo as brincadeiras.
Uma rotina estruturada, por outro lado, age como um mapa, mostrando à criança exatamente para onde ir e o que fazer, economizando o “combustível” do cérebro. Quando o cérebro não precisa gastar energia tentando organizar o dia, sobra mais disposição para enfrentar os desafios que realmente importam.

Dicas práticas para construir uma rotina estruturada

Agora que entendemos a importância da rotina, vamos às dicas práticas para que os pais possam construir uma organização eficiente para seus filhos com TDAH. Criar uma rotina não precisa ser complicado, mas precisa ser consistente para que a criança se adapte e se sinta confortável com ela.

1. Crie um quadro visual de rotinas

Um quadro de rotinas é uma ferramenta extremamente útil para crianças com TDAH. Ele ajuda a visualizar o que precisa ser feito e em que ordem, sem exigir que a criança precise relembrar mentalmente as atividades do dia. Use cores, imagens ou símbolos para representar as tarefas, como horários de acordar, se vestir, fazer a lição de casa, brincar, comer, etc.
Por exemplo, se a rotina da manhã envolve cinco atividades (acordar, tomar café da manhã, escovar os dentes, vestir-se e pegar a mochila), cada uma dessas etapas pode ser representada no quadro com imagens ou palavras simples. Isso alivia o peso mental de ter que lembrar de tudo e reduz a chance de distração.

2. Defina horários fixos para atividades importantes

Ter horários estabelecidos para atividades importantes, como as refeições, o dever de casa e a hora de dormir, é essencial. Isso não só ajuda a criança a se organizar melhor, mas também cria uma sensação de previsibilidade, o que é tranquilizador.
Crianças com TDAH geralmente têm dificuldade em administrar o tempo, então, definir horários fixos ajuda a evitar a procrastinação e a sensação de estar “perdido” no meio do dia. Manter a regularidade dos horários, principalmente para dormir e acordar, também melhora a qualidade do sono, o que é fundamental para o controle dos sintomas do TDAH.

3. Incorpore Pausas Regulares

As crianças com TDAH costumam ter dificuldade em manter a concentração por longos períodos. Incorporar pequenas pausas durante tarefas que exigem foco, como o dever de casa, pode ser uma estratégia eficiente. Por exemplo, após 20 ou 30 minutos de estudo, ofereça 5 minutos de intervalo para a criança se movimentar ou fazer algo relaxante.
Essas pausas não só evitam a fadiga mental, mas também permitem que o cérebro “recarregue” antes de voltar à atividade, mantendo um nível de energia mais equilibrado ao longo do dia.

4. Utilize recompensas e estímulos positivos

Crianças com TDAH podem se sentir mais motivadas a seguir a rotina quando há estímulos positivos. Um sistema de recompensas simples, como elogios, adesivos ou a possibilidade de escolher uma atividade divertida no final do dia, pode ser um bom incentivo.
Esses pequenos prêmios ajudam a manter a criança focada e comprometida com a rotina. É importante que as recompensas estejam diretamente ligadas ao cumprimento das tarefas e à participação ativa na rotina.

5. Flexibilidade nos momentos certos

Embora a estrutura seja vital, é importante manter uma certa flexibilidade. Não adianta ter uma rotina extremamente rígida se ela causar estresse. Por exemplo, se a criança demonstrar sinais de cansaço ou sobrecarga, talvez seja o momento de ajustar a programação.
A rotina não deve ser vista como uma prisão, mas como uma ferramenta de organização e segurança. Ter alguns momentos mais flexíveis, como escolher a ordem das atividades ou dar opções de brincadeiras, também é uma forma de dar à criança com TDAH mais autonomia e controle sobre o dia.

6. Reveja a rotina regularmente

Conforme a criança cresce, a rotina também pode mudar. Portanto, é importante revisitar a programação de tempos em tempos para ajustá-la às novas necessidades da criança, especialmente em períodos de transição, como o início de um novo ano escolar ou mudanças na dinâmica familiar.
Observe o que está funcionando bem e o que pode ser ajustado. A criança também pode ajudar a dar feedback sobre a rotina, permitindo que ela se sinta envolvida no processo de construção de seu dia a dia.

Conclusão

A criação de uma rotina estruturada para uma criança com TDAH não só ajuda a gerenciar os sintomas do transtorno, como também promove um ambiente mais previsível, tranquilo e favorável ao desenvolvimento emocional e acadêmico. Com uma rotina adequada, o “combustível” do cérebro é economizado, e a criança se sente mais segura e capaz de realizar suas atividades diárias.
Por fim, lembre-se de que cada criança é única, e uma rotina deve ser ajustada às necessidades individuais. O equilíbrio entre estrutura e flexibilidade é a chave para criar um ambiente que favoreça o crescimento e a autonomia, preparando a criança para lidar com os desafios de forma mais eficiente e confiante.

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Manuelly Cardoso

Psicóloga Infantil em Brasília

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